Oficinas



prática de banda/grupo de louvor com Paulo Davi (50 vagas)
Maestro e produtor musical
 - Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná, com especialização em Aconselhamento Pastoral (Instituto Phileo), Liderança (Instituto Haggai e Instituto Jetro), pós-graduação em Performance Musical em Regência Coral (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Produziu aproximadamente 2000 trabalhos no Brasil e exterior. É Ministro de Adoração na PIB de Curitiba.
Objetivo da oficina: desenvolver uma dinâmica de ensaios, repertórios, relacionamneto interpessoal, técnico e espiritual da equipe, promovendo o sentimento de servir com excelência no Reino.


uso da voz e técnica vocal com Sandra Carmo, Karine Dutra e Elizete Galvão (20 vagas)


Karine Dutra
Fonoaudióloga
- Especialista em Motricidade Orofacial pela UFPE, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE, professora substituta do departamento de Fonoaudiologia da UFPE.

Sandra Carmo
Fonoaudióloga
 - Especialista em Voz pela UFPE, coordenadora e professora do curso de especialização em Fonoaudiologia Educacional no IDE, vinculado à Faculdade Redentor- RJ. Atualmente cursa pós-graduação em Fonoaudiologia do Trabalho.
Objetivo da oficina: Abordar o que é voz, Diferença entre voz cantada e falada, O papel do fonoaudiólogo na voz do cantor, Saúde vocal.

Elizete Galvão
Solista e professora
 - Iniciou seus estudos de música em João Pessoa/PB. Formou-se em Bel. Música Sacra e é Mestre em Música Sacra pelo STBNB. Especializou-se em Fonética para cantores no Fort Wirth Seminary, EUA. Foi aluna da profª Carmela Matoso em Bel. em Canto pela UFPE. Participou de Master Classes no Brasil, Portugal, Alemanha, Suiça. Atuou como solistas e em vários coros, como o Coro Sinfônico e o Coro de Câmara, de espetáculos como "O Messias" de Händel, "Glória" de Vivaldi, "Oratório de Natal" de Bach, "A Criação" de Haydn, "Elias" de Mendelssohn, "Oratório de Natal" de Saint Saïns, "As Bodas de Fígaro" e "Don Giovani" de Mozart, sob a regência do Dr. Fred Spann, Dr. Alcingstone Cunha. Participou do Coro Ernani Braga com solista da "Missa Nordestina" de Clóvis Pereira. É professora do Seminário Batista do Norte do Brasil e do Conservatório Pernambucano de Música nas áreas de canto, fonética, literatura e pedagogia vocal.
Objetivo da oficina: conhecer fisiologicamente o funcionamento da voz, boa postura para o canto, conhecer fonação, ressonância, articulação e exercícios práticos para aplicação dos conhecimentos teóricos.

musicoterapia com Marcelo Pereira (40 vagas)
Musicoterapeuta Clínico
- Licenciado em Música pela UFRN; Bacharel em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música/RJ e Faculdade de Artes/PR; Pós-graduado em Música/Musicoterapia pela UFPI.
Atualmente atua como musicoterapeuta clínico na SESAP - Secretaria de Saúde/RN, Hospital Giselda Trigueiro, NAST – Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador e em clínica particular, atendendo na habilitação e reabilitação de pacientes com diferentes necessidades. Autor de pesquisas em Musicoterapia no Brasil e Europa. Professor particular de Técnica Vocal Cantada e supervisor de estágios nas áreas de Musicalização Normal, Musicalização Especial, Música em Terapia e Musicoterapia, Orientador de TFCs, conferencista e professor em temas ligados a Musicoterapia e facilitador em oficinas terapêuticas com sensibilização psicoacústica. É professor convidado da UFRN, UNP e FACHO PE e vice-presidente da Associação de Musicoterapia do Nordeste.
Objetivo da oficina: Abordagem teórica e prática da relação som x ser humano, propriedades do som, modalidades da música, aspectos fonoarticulatórios, utilização da música na apreciação musical, educação artística, educação musical normal, educação musical especial, música em terapia e musicoterapia com seus métodos, técnicas e vivência com sensibilização psicoacústica  e benefícios da música e do silêncio nas AVD’s.

dança com Evelyn Santos (15 vagas)
Bailarina profissional,
 - Estudante de Licenciatura em Dança na UFPE. Faz uma formação de balé clássico para bailarinos profissionais pela Escola Nacional de Cuba. Atuou como bailarina do Teatro Armazém 14, participou do Projeto Experimental para Formação de Bailarinos. Integrou os grupos de coreografia, Doxa e Átrios, da Igreja Evangélica Batista de Casa Amarela. Participa de encontros, dando oficina de dança e expressão corporal.
Objetivo da oficina: Abordada da importância do trabalho de preparação, consciência e expressão corporal na dança e no desenvolvimento do ser humano. Experimentando novas formas de utilizar o corpo e seus movimentos.

pregando com arte com Areli Perruci (10 vagas)
Pedagoga e artista plástica
- Formada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional, Mestre em Educação Religiosa, tendo exercido o magistério no Colégio Americano Batista, Seminário Teológico Batista do Norte, Seminário de Educação Cristã. Atuou como missionária na Junta de Missões Nacionais e atualmente participa das TransMissionárias. Nas artes dedica-se à pintura.
Objetivo da oficina: Idealização, organização e apresentação de temas bíblicos ilustrados a carvão vegetal e giz pastel seco.
pastoreio de artistas com Gerson Borges (25 vagas)
Pastor, cantor e compositor
 - Pastor da Comunidade de Jesus, São Bernardo do Campo, SP, formado em Letras pela FSA/SP e pós-graduado em Sociologia da Literatura na USP, é compositor desde os 12 anos de idade, tem vários CD's gravados e é frequentemente convidado para palestras e apresentações dentro e fora do Brasil. Seu trabalho pastoral, poético-musical e educacional reflete sua preocupação em ministrar a partir da herança bíblico-teológica reformada, além de valorizar e incluir o conteúdo da cultura brasileira. Com quase vinte anos de ministério, tem trabalhado com nomes como Guilherme Kerr, Josué Rodrigues, João Alexandre, Nelson Bomilcar entre outros. Em 2009 lançou o CD "Nordesinamente", dedicado a resgatar a herança cultural e musical nordestina. É casado com Rosana Márcia, e pai de Bernardo e Pablo.
Objetivo da oficina: trabalhar um projeto de mentoria que leva em considerção características da personalidade artística, convidando a viver uma vida de excelência em todas as instâncias, orientando como unir a vida e obra à verdade com a beleza. Ajudar a unir crescimento espiritual com saúde emocional e desafiar a buscar a riqueza da vida que enfatiza a comunidade, a criatividade e a espiritualidade. Sendo o artista um ser ímpar, mais sensível e contraditório do que a média, precisa de direção espiritual que os leve a conhecer mais a si mesmo e a Deus, ao mesmo tempo em que o oriente a considerar a todos como obras-primas do Criador.


linguagem brasileira de sinais - LIBRAS, com Benevando Farias e Sônia Farias (20 vagas)
Pastor e educador
 - Especialista em Educação Especial pela UNICAP. Atua na educação de Surdos há 7 anos na rede pública. Professor do Ensino Superior – FAINTVISA. Intérprete de Língua de Sinais, com proficiência do MEC. Pastor responsável pelo Ministério de Apoio à Pessoa com Deficiência da Igreja Batista da Capunga, Recife/PE.
Objetivo da oficina: Apresentar a língua de sinais brasileira - LIBRAS, bem como indicar as estratégias iniciais de comunicação com a pessoa surda.
Abordagem da Libras; Alfabeto Manual; A Pessoa Surda; Sinais Básicos;Sinais Bíblicos; Estratégias iniciais de comunicação com a pessoa surda.

teatro com EVANARTE (20 vagas)
Grupo de Teatro Evangelho e Arte
- Criado na década de 80, o grupo Evanarte conseguiu tornar realidade o sonho de unir valores cristãos às artes cênicas. Formado por cerca de 30 missionários-artistas, o Evanarte leva o teatro em todas as direções mas tem uma só missão: expressar o amor de Deus através da arte. Seus artistas já escreveram, produziram e apresentaram mais de 30 espetáculos entre eles: "O Outro Lado", "O Coração de Mariazinha", "Os Dois Fundamentos", "Jota-Ó" no Teatro Guararapes, Sta. Izabel e Beberibe, "Água da Vida" no Teatro da UFPE, Apolo e Armazém, "Viracocha" no Teatro Beberibe.
O Evanarte é um grupo da Ig. Presbiteriana das Graças e está ligado ao Ministério de Missões dessa igreja, sendo sustentado com verbas mensais e especiais, voltadas para os projetos de produções de espetáculos. Para maiores informações: evanarte@gmail.com | http://evanarte.blogspot.com/ | twitter: @evanarte


escola de música na igreja com Anaide da Paz (30 vagas)
Psicopedagoga, assistente social e professora de música
 - Formada em Serviço Social (UNICAP), Música Sacra (STBNB), Licenciatura em Música (UFPE), Psicologia (UNICAP), pós-graduada em Psicopedagogia (UPE). Foi professora de Licenciatura em Música (UFPE), Música Sacra (STBNB), professora tutora do PROGAPE e professora na ACBV. É professora  e diretora geral do CEMO - Centro Musical de Olinda e e do Conservtório Pernambucano de Música. É co-fundadora do coro infantil "Pequenos Cantores de Olinda" e do Coro Infanto-juvenil Imperial. Entre seus trabalhos estão a criação do "Projeto Eleições Musicais" no CEMO, a direção geral da ópera "O Cavalinho Azul", a liderança do Minis´tério de Adoraçaõ e Artes de Ig. Bat. Imperial. Participa de vários encontros relacionados a música e educação musical.
Objetivo da oficina: refletir o planejamento e atuação de uma escola de música na igreja, considerando o papel da igreja, o público alvo, os objetivos, recursos, programas de disciplinas, corpo docente, coordenação pedagógica e sistema de avaliação; Alternativas para uma escola de música atuante e atraente.

composição com Robson Ribeiro (20 vagas)
Compositor, arranjador, maestro e professor
 - Iniciou seus estudos de piano aos 9 anos de idade com a profª Ivonete Brasil em Campina Grande/PB, onde sempre esteve envolvido com coros infantis na Ig. Evang. Cong. e Centro Cultural de Campina Grande. Transferiu-se para Recife em 1996 onde formou-se em Bel. em Música Sacra no STBNB e Licenciatura em Música na UFPE. No seminário estudou piano com a profª Charlote Greenshaw e composição com p profº Ralph Manuel. Também estudou composição com o renomado maestro paraibano Eli-Eri Moura no Laboratório de Composição Musical - COMPOMUS, UFPB. É professor de disciplinas teóricas no Seminário Teológico Batista do Norte de Brasil, Centro Misical de Olinda e Instituto Federal de Pernambuco. É mestrando em Educação Musical pela UFPB.
Objetivo da oficina: abordar na teoria e na prática a composição de cânticos e hinos para igreja, destacando aspectos como texto (poesia), ritmo, melodia e harmonia; auxiliar os participantes na composição de um hino ou cântico durante a oficina.